sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Meu Primeiro Post depois do último que escrevi!

Nestes dias dá-me para escrever.
Talvez a inércia me dê mais tempo para pensar e a indisposição mais temas…

Dá-me gozo ter gente em casa que me dê canja.
Fazem-me rir disposições para a crítica. E o corar resulta do que fiz mas não sei recordar.

Era suposto dizer alguma coisa com tudo isto, e acabo não dizendo nada.

Tenho Saudade do que deixei em Lisboa, mas estou agora a pensar em que mala é que vou conseguir levar Ljubljana…

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Novidades

Hello.
Temos algumas novidades para contar.
Desde segunda-feira que estamos num novo dormitório. Por incrível que pareça conseguimos ficar juntas.
Estamos agora em Rozna Dolina no Dorm.VII.
O quarto é acolhedor, bons móveis e tal. Estamos é mais longe do centro,dos bares a que costumávamos ir e da universidade.
Mas pronto aqui estamos.
Então a nossa mudança não foi um mar de rosas como voces devem estar a pensar.
Primeiro não dormimos nada na noite anterior, pensávamos que iamos ficar separadas e até pensávamos que iamos ficar em dormitórios diferentes.
Arrumámos as cenas todas, que já são mais do que as que tinhamos no início, e fomos até ao office tratar da nossa situação. Aulas nada... teve de ser...
Chegámos ao office e estava um mar de gente... tudo à espera e alguns na mesma situação que nós. Ficámos uma hora à espera e quando chegou a nossa vez lá fomos nós. A mim só me apetecia vomitar para cima da mulher que nos ia atender. Mas por incrível que pareça naquele dia toda a gente nos parecia o mais simpáticas possível...
Começámos por dizer que tinhamos de mudar e perguntámos se podiamos ficar juntas. Ao que a mulher nos respondeu tão naturalmente "Yes, there is a free room in Dorm VII". E nós insistimos, de boca aberta, se dava mesmo para ficarmos juntas, ao que a mulher mais uma vez nos disse "Yes, of course!". INÉDITO!

Portanto, lá fomos nós todas alegres da vida ver o nosso novo dorm. Tivemos de esperar uma hora pelo housekeeper e quando ele lá apareceu fomos logo ver o nosso novo quarto. Tudo estava bem, menos uma coisa! Não tinhamos frigorífico!!! Infelicidade total...

Voltámos a Vilharjeva para trazer as malas com a ajuda da nossa querida tutora Kaja. Ajudou-nos a levar as malas todas no seu carrinho tão simpático.

Trouxemos tudo para o novo dorm, mas continuava a faltar uma coisa - o frigorífico!
Ao que a minha amiga Sara começou por dizer: "Raquel assim não dá para viver aqui, temos de arranjar uma solução"; solução essa "temos de "trazer" o nosso frigorífico de Vilharjeva".
Loucura total pensei eu... Como é que nós iriamos trazer o nosso frigorífico? Malucas...

Regressámos novamente a Vilharjeva para entregar as chaves do quarto, mas antes disso pegámos no frigorífico e começámos a andar com ele até à entrada do dormitório. Passámos pela recepção do dorm e tava um monte de gente a observar-nos. Imaginem o que todos pensaram!!! Pararam todos de falar para ver duas gajas a levar um frigorífico para fora do edifício!!! Duas raparigas e um frigorífico!
Levámo-lo até à estrada principal, até perdermos de vista o dormitório. Enquanto a Sara foi entregar as chaves ao housekeeper e buscar o pino que "pedimos emprestado" ao código da estrada, eu fiquei à espera na rua sózinha com o frigorífico ao meu lado enquanto passavam todas as pessoas de Ljubljana!!!! Até me admirei, nem toda a gente olhava fixamente, alguns só olhavam de soslaio; "será que para os Eslovenos é super normal ver uma rapariga na rua acompanhada por um frigorífico?" Era o que eu me questionava...

Lá apareceu a Sara com o nosso pino laranjinha às riscas brancas. Colocou-o no frigorífico e depois teve de ir chamar um taxi pois não conseguiamos ligar através do telemóvel.
Lá fiquei eu mais meia hora na rua com o braço em cima do frigorífico e a suportar uma temperatura de 4 graus... Ao que recebo uma mensagem: "Então como vão as coisas? Já se mudaram??" era o nosso querido amigo que não nos ajudou nas mudanças... EMANUEL!
Desprezei totalmente a mensagem, pois a lata foi tão grande que nem mereceu resposta!

Ao fim de uns bons minutos aparece a Sara e mais um taxi.
Era um mercedes Benz... O Sr. muito simpático ficou chocado quando viu o frigo, mas mesmo assim tentou colocá-lo dentro do carro. Como devem calcular não coube!!!
Lá foi a Sara outra vez com o taxista para trás buscar outro taxi onde o frigo coubesse.
O primeiro taxista não nos cobrou nada!! Muito fofinhooo... LOL

Bem lá fiquei eu novamente 20 min à espera acompanhada pelo nosso querido frigorífico.
Tava eu tão descansada (ou não) à espera do taxi e da Sara quando de repente passa um mega carro da polícia... É assim, eu não roubei nada, o frigorífico teoricamente é nosso, portanto eu não tinha nada a temer, mas mesmo assim, pelo sim pelo não, tentei disfarçar a coisa!! LOL

E lá apareceu a minha querida roommate. Desta vez trouxe um Jipe taxi!
O homem lá saiu do jipe e colocou-o dentro do porta bagagem. Disse qualquer coisa em Esloveno, "KRAPA KRAPA" e abriu o frigorífico, o que para o espanto dele viu que traziamos um pino lá dentro. Ficou uns segundos com a boca aberta e depois fechou-o novamente. (o que teria o homem pensado de nós naquele momento?).

Frigo no taxi e lá fomos nós até Rozna Dolina.
Chegámos!
Um simpático neighbour ajudou-nos a subir as escadas com a nossa valiozíssima coisa!
E pronto! Bátizámos o nosso frigo de FUFI! (para quem viu o madagáscar 2 percebe o que é, para quem não viu que vá ver e depois percebe!)

E é assim, mega aventura. Só sei que no dia seguinte não nos conseguiamos mexer!

______________________________
Hoje é Quinta-Feira e já aqui estamos há 3 dias. Estamos a sobreviver bem no nosso novo place.
Já temos trabalhos da Universidade para fazer e já conhecemos muita gente. Tugas a maioria mas pronto!
Dizem que agora saí da prisão de Caxias e alojei-me no Kosovo, mas aparte disso está-se bem. LOL

Curiosidades:
->Descobri que sou: -má;-estranha;-complicada;-tola;-trenga;-maluca;-parva... entre outros adjectivos simpáticos... como podem ver as pessoas adoram-me!
->Prometo (a pedido de muita gente) que apartir de hoje e para o bem da sociedade Inglesa, não autorizo a Sara a postar mais nada em Inglês;
->Já só faltam 38 dias de aulas para acabar o 1º semestre do 3º ano!! LOL;
->Hoje apanhámos uma molha;
->A minha nova roommate é um bocado, como é que hei-de dizer... Estranha!
->Ando a sonhar muito à noite, e o mais engraçado é que acordo e assusto a Sara...
->No nosso dorm fazem festas na casa de banho!!
-> A minha prof de Sustainable Tourism diz: "You have to Cross Cultures" e faz o gesto que o Pedro Abrunhosa faz mas entrelaçando os dedos uns nos outros. (eu sei que voces tentaram fazê-lo agora... ahahah)
-> A Sara não admite que os olhos dela matam qualquer pessoa, já anda a polícia atrás dela e tudo...

Vá beijinhos pessoal.
Divirtam-se!

Raquel

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Minha Primeira Gafffffffffe Registada!

New Experiences!
Epa! eu sei escrever New Experiences!

MARGARIDA RALHA!!

(Oh Emanuel! Estava nervosa quando escrevi aquilo! Decerteza que se passasses mais tempo a trabalhar não tinhas tido disponibilidade para reparar nestas bacoradas!!
Epa...mas estou envergonhada!)

domingo, 18 de outubro de 2009

O Meu Primeiro Post em Inglês

Today I make 1 month and 2 days since arriving in Ljubljana. And exactly 1 month and 1 day since I acknowledge this room as my “home”. Today it will be my last night in this dorm, and Vilharjeva is already being missed, so I feel now an inch of what I will probably feel when leaving Slovenia.

Knowing that a goodbye is forever can highly increase the pain.

And still I’m just moving to another room, meeting with other people. Searching for news experiences… but my excitement is followed by fear, which is good since I truly believe that the best things in life are the ones in which we can reach so much, that we can’t afford to lose anything, but still, I can’t stop myself for feelling nostalgic.
The new always leave the past behind - integration is hardly an illusion. And in it being great for opportunities, I sometimes can’t help to miss what no longer is.

And the reason stops functioning to such a Rational Being.
Jesuss

Dia de despedidas...

Olá pessoal,
tenho visto as visitas do blog a aumentarem mas nada de comentários... incrível! Só cuscos que nem se dão ao trabalho de deixar uma palavrinha de consolo! LOL

Bem os dias têm passado a correr, já se passou um mês desde que aqui chegámos. Desilusão, surpresa, maluquice, alegria, tudo se passou desde que chegámos a Vilharjeva, ao dormitório a que chamam "prisão de Caxias" "hospital" e tudo mais. Mas depois de transformar o nosso quarto o que não queria mesmo era sair daqui. Já passámos tanto neste dormitório e agora do nada dizem que temos de sair daqui. "You have to move out!"
Sem escolha nem nada, temos de abandonar o quarto a que nos habituámos e que transformámos no "nosso quarto".

Já fizemos as malas, e amanhã lá vamos nós para mais um dia de aulas e a seguir tentar saber onde vamos ficar e se vamos ficar juntas (pelo menos no mesmo dorm).
Começo já a sentir uma comichãozita na barriga e um nó na garganta, admito que me vai custar imenso ter de deixar este sítio e se tiver de ficar com outra pessoa que não a Sara também vai custar, pois tudo o que passámos até hoje foi sempre partilhado e vivido entre nós.

Fizemos um jantar de despedida anteontem, convidámos 6 tugas e foi muito fixe. Fiz uma massa especial, que apesar de alguns reclamarem, todos gostaram... Depois fomos sair para o KMS e dançámos a noite toda.
Talvez o fiz para tentar esquecer que vou ter de sair daqui, sem qualquer tipo de justificação, mas também para me lembrar que tou em ERASMUS e tudo pode acontecer e só tenho de ir para a frente e pronto.

(Não vou chorar!! :p)

E é assim...
Próximo fim de semana espero que seja passado em Budapeste mas ainda estamos a programar a viagem tendo em conta que ainda não sabemos bem o nosso dia de amanhã.

O fim de semana passado foi muito bom, pois estivemos em Praga. Linda cidade, enorme e cheia de edifícios e paisagens lindas para se verem.
Deixo aqui algumas fotos que marcaram esta semana que passou, e também algumas de Praga.

Algumas curiosidades:
Portanto, vamos lá, descobri que sou -lixada,-má,-estranha,-complicada,-tenho uma grande pancada (devo ter caído do berço!!),-Polaca,-Russa...
Há pessoas que querem que diga coisas em Português: "Please say something in Portuguese!!"
Outras não se lembram do meu nome e dizem "És a amiga da Jesus"
Mas pronto, apesar de ser assim, isto tudo, até faço uns cozinhados bons! ahahah

BeIjInHoS para tdos.
Veremos o dia de amanhã.

Raquel

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Minha Primeira MOKA

Numa magnífica e surpreendente continuação da história de ontem... o housekeeper entrou hoje às 10 da manhã no nosso quarto a expulsar-nos. Deu-nos até à uma da tarde! UMA DA TARDE!

Fomos logo tratar de adiar essa data... portanto perspectiva-se que a mudança só irá decorrer na Segunda. De resto o dia não correu lá muito bem, andámos um bocado chateadas com esta situação. Somos meras bolas de Ping Pong... Mas essa não é a razão pela qual estou a escrever este texto. O real impulsionador deste post foi um dos nossos vizinhos, que enquanto estávamos a deprimir, acabou por nos vir bater à porta. Ao que aqui fica um relato da ocorrência:

ELE : Blablabla kjhfkuhuffaqiu MOKA (esta parte foi em Esloveno)
EU : Sorry, in English Please.
ELE : Oh, Ok!... in English. Do you have... ah.. MOKA? - enquanto entusiasticamente tirava macacos do Nariz.
EU: MOKA??
ELE : Yeah! MOka... how do you say Moka... Like... The white thing!
EU: What??
ELE: Can I see? - entrando todo acelarado no meu quarto!
ELE again: Do you have MOKA!?

Nota: A Raquel estava com creme na cara, ao que se agarrou à primeira coisa que conseguiu - a bandeira de Portugal - e com isso a tapar-lhe a focinhola respondeu: No, We don't have Moka!

Começa ele a mexer na minha despensa, a apontar para o Sal e a dizer que Moka é parecido com Sal e Açúcar, mas não era Sal nem Açúcar! Conclusão... era Farinha! Entretanto já ele estava dentro do meu quarto, a cheira e elogiar a minha comida ("Ah, you are cooking! Great cooking!"). Mas como efectivamente eu não tinha MOKA, e estava farta de o ver mexer no Nariz... Xop Xop

E Ele saiu do Quarto, situação esta onde a meu ver houve imensa MOKA envolvida...

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Minha Primeira Internacional Eslovena

É assim, estão duas pessoas num quarto, uma a tentar dormir e outra a tentar ler, enquanto um bando de eslovenos armam alta festarola de convívio e copos no corredor. Ao que depois do Hino, passou a Internacional... decorrendo neste momento uma mistura estranha de Pimba Esloveno que sinceramente acaba por me perturbar...

A minha teoria da conspiração é que estão a festejar terem expulso os Erasmus do edificio. Porque, para quem ainda não sabe, no meu dormitório restão apenas 6 Erasmus, dos quais eu e a Raquel fazemos parte. Ao que parece querem transferir todos os alunos estrangeiros para um dormitório noutra parte da cidade, uma medida de prevenção contra a gripe A, visto ser obvio que é da nossa natureza Erasmus permanecer no quarto, isolados do mundo, não frequentando os mesmos lugares ou utilizando os mesmos transportes que todos os outros Eslovenos... como diria a Mariana muito sabiamente: It's Tradicional in Portugal going up and down the road for no reason!
Yap, pelos vistos os alunos Erasmus além de intrínsecamente detentores de gripe A têm a mania de permanecer num dormitório isolados...
Continuando, eu estava a tentar ler!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Lenda da Salsicha em Praga


A Lenda da Salsicha em Praga.


By Fred and Gonçalo

Fred: "Humm, a salsicha era divinal!"

Gonçalo: "Não posso gastar dinheiro nessas coisas, quero ir à neve..."

Fred: "Sim! Poupando numa salsicha consegues ir à neve!!! Acho que é por aí!"

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dava tudo pra ficar aqui!


"Eu quero e preciso de viver neste dormitório,
Desespero se me mandarem para o outro...
Eu dava tudo pra ficar aqui"
(from Myth... mas com a nossa letra!!)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Piran (Fogo!)

Depois da noite no companeros, na qual além de andarmos todos feito crianças a escrever e desenhar nas t-shirts brancas uns dos outros ainda fizemos o Pino contra a parede do bar, chegaram as 7 da matina… Hora de Levantar a muito Custo!

Já em Piran fomos conhecer as vistas. Dizem que esta pequena aldeia é uma das mais pitorescas da costa Eslovena (que na visão de um Português é bem reduzida!). Construída em estilo veneziado subsiste bem cuidada.

Sobre um dos edifícios, o mais avermelhado da praça principal, conta-se a história de um Marinheiro que se apaixonou pela Rapariga mais bonita da Vila. Contudo o povão dizia sempre á pobre que o seu amor a enganava pois como Marinheiro ele tinha quem o espera-se em cada porto. Ao que este, em prova de paixão, mandou construir na zona mais cara da cidade a casa mais rica até então. E ai, até hoje, encontram-se cravada na parede a expressão “Deixa-os Falar”.
De toda a prova, do que se possa chamar paixão ou amor, se é que tais provas existam, a frase fez-me sorrir. Acho que ainda no mundo contemporâneo assenta em perfeição. Teremos mudado assim tanto? Seremos assim tão diferentes? Ali estava eu num País estranho ao meu a ouvir histórias de Marinheiros, portos, paixões...

A tarde passou-se num barco. Uma viagem de 5 horas linda com direito a banho no Mar e supostas Sardinhas Assadas, as quais eu chamo Petingas! Petingas Assadas!
Sempre gostei muito de viajar de barco, esta vez não foi excepção.

A viagem de volta passou-se enquanto víamos o Madagáscar. Pelo que a Hipopótama fica com uma Girafa que tem manchas no corpo. O pinguim casa com uma havaiana, e a Velha fica sem a mala! O Rei Julião gostava de ser assobiador profissional e os macacos sindicalizam-se!

Para finalizar, devo explicar o título. Piran em Português significa fogo, e o nome da vila deriva do antigo farol que guiava os barcos na zona.
Ao que comecei a gora a cantar…
Try to set the night on Fire!

Viagem até Bled

Então sexta-feira dia 2 de Outubro fomos a Bohinj&Bled. Uma vila aqui nos arredores de Ljubljana.

Começámos por acordar cedíssimo! Despachámo-nos e pumba autocarro até à universidade… Chegámos primeiro que toda a gente ao ponto de encontro! Meninas sempre a horas!

Tivemos algum tempo à espera do autocarro e quando chegou tudo a correr para ficar com o melhor lugar. Era um autocarro de 2 pisos e nós como somos importantes fomos para o piso superior… lol

Entrámos no autocarro e quando este começou a andar, estava eu a começar a aconchegar-me para dormir uma sestazinha, começa o guia turístico a falar… basicamente falou a viagem toda sobre Bled e sobre histórias relacionadas com essa vilinha!
O nome do homem era algo curioso: ROCK; ao que a Jesus fartou-se de dizer que este seria o nome do seu primeiro rebento!!

Chegámos a Bled! Tudo muito verde e arranjado e um mega rio/lago muito bonito (e eu cheia de sono!) mas o tempo estava um pouco mau… na noite passada tinha chovido bem.
A primeira coisa que o guia disse era que como o tempo tinha melhorado íamos ver uma queda de água (cascata) e que tínhamos de subir apenas 300 degraus para ver o que eu chamo de “Gerês Esloveno”… A Jesus parecia uma labrega no rio de Bled! Andou a molhar a peúga!!
Depois de uma longa subida até à cascata (fiquei toda podre!) fomos ver o castelo de Bled e fazer umas visitas a museus muito interessantes! A Jesus vibrou!
No castelo havia à porta de uma pequena loja garrafas de vinho enormes! Quem vendia o vinho era um frade!!!

E já eram 15h e nada de almoço!! (acho que esta gente não almoça…)

16h e nada… Mas, ouve lanche! Uma especialidade da Eslovénia (ou não porque já tinha comido em Portugal, lol) o Cream Cake. Enquanto nos deliciávamos com o bolo tivemos umas conversas muito interessantes com as nossas amigas Andreia e Rita!!!

A noite foi recheada com uma saída ao Companeros!! Muito boa por sinal…

P.S.: descobri que BIFE para eles quer dizer BAR!!!!

Portanto beijinhos porque agora vou até ao BIFE…

Raquel :D

Inédito

A GUIGAS VEIO AO NOSSO BLOG, E O MELHOR DE TUDO É QUE DEU-SE AO TRABALHO DE O COMENTAR! AO QUE ISTO MERECE UM POST...

AHAHAH

Choque cultural!

Banana, ne pas de caroço, ne pas de caroço... ne pas ne pas!
It's like meat without osso! ne pas de caroço, ne pas ne pas!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

2 semanas...

Já passaram 2 semanas e aqui continuamos nós por estes lados Eslovenos.

Já fomos à universidade e já conhecemos mais pessoal, umas coreanas, uns polacos e uma rapariga da Macedónia.

O horário tá a dar algum trabalho mas nada que não se resolva.

A bomba do dia é que o PC da Jesus ressuscitou! O namorado da nossa tutora arranjou-lhe o pc... tipo por milagre! Então a Jesus agora está nas núvens e super feliz porque tudo se resolveu!

Bem ontem fomos jantar ao DA BU DA, que é um restaurante tailandês onde se come muito bem e pela mera quantia de 3,90 euros!!

Depois fomos parar ao Metelkova, um sítio altamente, com vários bares cada um com o seu estilo musical, ficámos lá pouco tempo mas vamos lá voltar de certeza. Deixo aqui algumas fotos do place!



As saudades de Portugal já apertam, mas nada que não se aguente!
O post de hoje fica por aqui.

Muitos beijinhos para todas as pessoas que adoro e das quais já tenho muitas saudades!
Elas sabem quem são!


Rachel!